ESCOLA MUNICIPAL LAGOA ENCANTADA
PROFESSORAS: MARIAMA TAVARES DE LIRA ALVES
PERLÚCIA ARANTES
PROFESSORAS: MARIAMA TAVARES DE LIRA ALVES
PERLÚCIA ARANTES
PROJETO: “CIRANDA DOS LIVROS”
PÚBLICO ALVO: CICLOS 1 E 2
CONTEÚDO: Leitura e Produção Textual com ilustração
JUSTIFICATIVA:
Criar no educando o hábito de leitura é um dos objetivos que permeiam a Instituição Escola.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o ato de contá-las estão intrínsecos diversos aspectos que promovem: à construção da identidade, o desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, “a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.” (revista escola)
Sendo assim. Acreditamos ser de suma importância favorecer as crianças a familiarização com o universo literário, só sendo possível com o contato regular das crianças com textos e a participação em diversas situações de conto, leitura e produção.
OBJETIVOS:
GERAL:
- Formar leitores
ESPECÍFICOS:
- Criar o hábito de leitura;
- Desenvolver a responsabilidade e compromisso;
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Desenvolver a oralidade e a grafia;
- Desenvolver a formatação da produção escrita (parágrafo, letra maiúscula, pontuação ...)
- Perceber que sobre o mesmo livro é possível ter olhares diferentes;
- Desenvolver a capacidade de resumo (suprimir as informações mais relevantes);
- Desenvolver a expressão artística através das ilustrações, assim como a importância das mesmas.
PROCEDIMENTO:
A professora seleciona livros de temáticas diversas;
Toda sexta-feira o aluno leva um livro para casa, o qual deverá ler e compreender a história.
Na segunda-feira deverá trazer o livro lido, apresentar o livro aos colegas da sala e contar a história.
Quando todos os estudantes apresentarem seus respectivos livros, deverão ilustrar e escrever sobre o mesmo em uma ficha;
Após a correção da docente, chama o aluno para verificar reler com ele o texto produzido e realizar as devidas correções que deverão ser transcritas para outra ficha chamada de “reescrita”.
O aluno realizar a leitura e a produção escrita, ganhará um ponto ( ) em seu nome escrito no mural. No final do projeto, como forma de incentivo, os três primeiros lugares ganharão brindes.
MATERIAL DIDÁTICO
Livros fornecidos pela biblioteca da escola;
Ficha para a produção escrita e para a reescrita;
Ficha de avaliação.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, durante todo o processo em que ocorrer o projeto. Serão observados e pontuados os aspectos avaliados em uma ficha individual. Os alunos acompanharão a pontuação através de um mural em que serão registrados os pontos.