PROJETO DE LEITURA - CIRANDA DOS LIVROS

ESCOLA  MUNICIPAL LAGOA ENCANTADA
PROFESSORAS: MARIAMA TAVARES DE LIRA ALVES
PERLÚCIA ARANTES


PROJETO: “CIRANDA DOS LIVROS”

PÚBLICO ALVO: CICLOS 1 E 2

CONTEÚDO: Leitura e Produção Textual com ilustração

JUSTIFICATIVA:  

Criar no educando o hábito de leitura é um dos objetivos que permeiam a Instituição Escola.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o ato de contá-las estão intrínsecos diversos aspectos que promovem:  à construção da identidade, o desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, “a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.” (revista escola)
Sendo assim. Acreditamos ser de suma importância favorecer as crianças a familiarização com o universo literário, só sendo possível com o contato regular das crianças com textos e a participação em diversas situações de conto, leitura e produção.

OBJETIVOS:
GERAL:


  • Formar leitores

ESPECÍFICOS:
  • Criar o hábito de leitura;
  • Desenvolver a responsabilidade e compromisso;
  • Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
  • Desenvolver a oralidade e a grafia;
  • Desenvolver a formatação da produção escrita (parágrafo, letra maiúscula, pontuação ...)
  • Perceber que sobre o mesmo livro é possível ter olhares diferentes;
  • Desenvolver a capacidade de resumo (suprimir as informações mais relevantes);
  • Desenvolver a expressão artística através das ilustrações, assim como a importância das mesmas.

PROCEDIMENTO:

A professora seleciona livros de temáticas diversas;
Toda sexta-feira o aluno leva um livro para casa, o qual deverá ler e compreender a história.
Na segunda-feira deverá trazer o livro lido, apresentar o livro aos colegas da sala e contar a história.
Quando todos os estudantes apresentarem seus respectivos livros, deverão ilustrar e escrever sobre o mesmo em uma ficha;
Após a correção da docente, chama o aluno para verificar reler com ele o texto produzido e realizar as devidas correções que deverão ser transcritas para outra ficha chamada de “reescrita”.
O aluno realizar a leitura e a produção escrita, ganhará um ponto (     ) em seu nome escrito no mural. No final do projeto, como forma de incentivo, os três primeiros lugares ganharão brindes.

MATERIAL DIDÁTICO

Livros fornecidos pela biblioteca da escola;
Ficha para  a produção escrita e para a reescrita;
Ficha de avaliação.

AVALIAÇÃO:


A avaliação será contínua, durante todo o processo em que ocorrer o projeto. Serão observados e pontuados os aspectos avaliados em uma ficha individual. Os alunos acompanharão a pontuação através de um mural em que serão registrados os pontos.